quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Textos para cobrança



“Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o pagamento da sua última fatura e gostaríamos de saber se aconteceu alguma coisa e como podemos ajudá-lo”


“Bom dia! Reparamos que tem uma pendência no seu pagamento e, para nossa organização, gostaríamos de combinar uma nova data para que o valor seja quitado. Quando seria melhor para você?”


“Olá, como vai? Poderia me informar qual a melhor data para efetuar o pagamento da sua fatura? Desde já agradeço.”

“Olá, espero que esteja tudo bem! Notamos aqui que seu boleto ainda não foi pago neste mês, por isso, estamos enviando um boleto com nova data. Ficamos à disposição para negociar outro vencimento, caso prefira. Obrigado (a)!”


“Olá, [nome}! Tudo bem? Sua mensalidade do último mês ainda está em aberto. Aconteceu alguma coisa? Aguardamos seu contato para conversarmos e resolvermos juntos esta situação”


“Olá, [nome do cliente]! Sua fatura referente ao mês de Agosto encontra-se em aberto em nosso sistema. Você poderia confirmar se o pagamento já foi realizado?”

Frases para cobrar clientes com cobranças antigas

“Como vai, [nome]? Sabemos que o momento atual não está fácil, por isto gostaríamos de conversar sobre suas faturas em aberto e negociar a melhor solução para todos. Conte conosco para ajudá-lo a resolver esta questão.”


“Olá! Pensando em facilitar a regularização da sua fatura em aberto, estamos enviando um novo boleto atualizado. Caso precise de uma extensão, entre em contato para combinarmos uma data melhor.”


“Olá, [nome]! Estamos entrando em contato para informá-lo que agora é possível realizar o pagamento de suas faturas por cartão de crédito ou transferência. Também estamos à disposição para negociar o valor em aberto. Entre em contato para chegarmos juntos a melhor solução.”



“Olá, [nome do cliente]! Ainda não identificamos o seu pagamento em nosso sistema. Que tal entrar em contato com nossa equipe para chegarmos a uma solução? Aguardamos seu retorno.”



“Olá, [nome do cliente], como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome. E, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para combinarmos a melhor solução.”


Dicas para cobrar um cliente de forma eficaz

Estas são algumas opções de frases para você utilizar na hora de entrar em contato com algum cliente inadimplente. Sempre que necessário, faça as adaptações nos textos para adequar o modelo de mensagem de cobrança ao canal e a pessoa que irá recebê-la.


Confira abaixo, algumas dicas de como deixar este momento mais fácil:


Não utilize a palavra “dívida”

Evite termos que possam constranger a pessoa, como a palavra dívida ou formas de comunicação que possam fazê-lo se sentir culpado como “você atrasou o pagamento”.



Tenha empatia e tente entender a motivação do atraso

É possível que seu cliente esteja passando por um período mais “apertado” e que você possa flexibilizar o pagamento até ele poder quitar todo o valor devido.



Pense em uma proposta de negociação ao abordar o cliente

Se mostrar aberto a negociação pode facilitar a comunicação com o cliente, fazendo com que ele pague a dívida e continue contratando seus serviços ou produtos. Mas também é importante levar em conta o quanto a sua empresa pode ceder.



Por isso, olhe com calma para suas necessidades e proponha uma solução que atenda você e o cliente. Lembre-se também que negociar não significa dar desconto, você pode oferecer extensão de prazos ou parcelamento do valor para facilitar a vida do cliente.



Não leve para o pessoal

E tente se mostrar aberto para a conversa para que a pessoa do outro lado também não veja sua cobrança como uma forma de ofensa ou perseguição.



Tenha scripts de cobrança

Para guiar sua equipe, pense em ter scripts de cobrança bem trabalhados. Assim você melhora a comunicação e seu time se sentirá mais seguro na hora de estabelecer uma conversa deste tipo com seus clientes.










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