Acompanhamento
No marketing de rede, o segredo da fortuna está no acompanhamento. Um dos principais erros cometidos por quem desenvolve o negócio é não fazer o acompanhamento após cada exposição dos produtos e da oportunidade. A maioria das pessoas faz apenas o mínimo e o mínimo não te levará a lugar nenhum.
Você deve registrar numa planilha o nome de todas as pessoas para quem você mostrou o plano e as respostas de cada um para que você possa fazer o acompanhamento. Caso o prospecto não feche com você naquele momento, agende um próximo encontro para, no máximo, 48 horas depois. se não conseguir agendar o próximo encontro para as 48 horas seguintes, não demore mais que uma semana para refazer o conato. É uma forma de não deixar o contato esfriar. Uma ótima estratégia é deixar o prospecto com algum material físico (revista, fôlder, etc...) ou algum produto para que você precise encontrá-lo e pegar o material de volta. Não deixe em aberto ou a critério do seu convidado quando será o próximo contato. você corre o risco de ser inconveniente se ficar ligando toda hora tentando marcar um novo encontro. Se o prospecto ficou com algum produto para uso, ligue três dias depois perguntando o que ele está achando e aproveite o contato para realizar a venda de mais produtos, informar sobre promoções e convidá-lo novamente para outra atividade.
Um bom acompanhamento é quando você fornece informação e suporte ao seu prospecto o suficiente para que ele tornar-se confiante para começar o negócio de fato. Isso deve acontecer de forma natural e orgânica, e não de maneira forçada.
Manter um acompanhamento constante dos clientes também é de extrema importância. Contate os seus clientes periodicamente para saber o que está achando do produto, tirar duvidas, etc. Registre em uma planilha para que possa refazer o contato com o cliente 20 dias após cada compra, checar os resultados dele com o produto, informar sobre promoções e verificar se ele (a) deseja fazer um novo pedido. sugira sempre novos produtos que tenham a ver com o estilo de vida do cliente. Procure fornecer um atendimento personalizado a todos os seus clientes, Isso faz toda a diferença.
Pontos chave para o acompanhamento:
- Foco na informação e no conhecimento. Busque ensinar um pouco o prospecto sobre o negócio cada vez que fizer contato. Dessa maneira, ele não sentirá que você está tentando vender nada a ele e sim que você está oferecendo uma oportunidade. Para isso, ele precisa estar munido do máximo de informações possível sobre o negócio.
- Elimine o medo. O que eles têm a perder? A maio razão pela qual as pessoas não começam o negocio é o medo. O medo é programado para nós desde a infância e somos ensinados a ter medo de tudo. Mas, lembre-se que o medo é uma falsa evidência de que as coisas ruins são reais, portanto, falar algo simples como: "você não tem nada a perder se tentar'' pode ser o que falta para um prospecto entrar no negócio.
- Ofereça produtos ao prospecto. Se o prospecto está em dúvida, uma ótima atitude é introduzir a pessoa aos produtos. Se a pessoa se apaixona pela qualidade dos produtos, a crença e o entusiasmo para começar o negócio subirá consideravelmente.
- Sempre ofereça novas perspectivas. 95% das pessoas são negativas. Você ouvirá muitos questionamentos negativos a respeito do negócio e o seu dever é desmistificar essas perspectivas e oferecer novas. Ao invés de responder diretamente a questionamentos como o custo do kit inicial, por exemplo, questione: ''Será que o Silvio Santos ou Abílio Diniz estariam preocupados com poucos reais do kit inicial? Ou eles enxergariam a grandeza da oportunidade e veriam um futuro próspero?'' Tudo o que você precisa é oferecer uma perspectiva positiva ao seu prospecto.
- Prepare o prospecto para lidar com influência negativa de outras pessoas. Ele provavelmente ouvirá pessoas ao redor dele falando coisas do tipo ''Ninguém nunca teve sucesso nesse tipo de negócio'' ou ''Você vai perder todo o seu dinheiro''. Ofereça argumentos para rebater essas afirmações. Coloque na cabeça que as pessoas negativas terminarão mortas ou falidas e não têm direito de dar conselhos a ninguém. Fale isso de maneira sutil e amigável.
- Acompanhamento como meta. para dominar o processo de acompanhamento, nós devemos estar sempre agendando a próxima reunião. Se você sempre deixa uma nova reunião ou encontro marcado com o prospecto, suas habilidades de acompanhamento vão se aperfeiçoando e todo o seu negócio vai melhorando. portanto, lembre-se de nunca encerrar o contato com um prospecto sem deixar a próxima reunião agendada. Leve sempre o prospecto ao próximo treinamento e a novos encontros um-a-um. Continue expondo ele ao negócio que ele acredite.
Atividade diária:
Já falamos anteriormente que as pessoas pecam por falarem demais. Então, quando você sair para mostrar o plano, Lembre-se que você saiu para mostrar um plano. Naquele momento, você não está indo conversar sobre a vida da pessoa ou colocar conversa de anos em dia e nem para comer, beber e se divertir. Um bom plano é apresentado em uma média de 40 a 50 minutos. porque você precisa apresentar outros planos no mesmo dia. Uma boa técnica é chegar no seu prospecto já com a seguinte frase: ''Olá, meu amigo, tudo bem? Quanto tempo! Hoje, infelizmente, não poderemos colocar a nossa conversa em dia como eu gostaria, porque, depois dessa reunião, eu preciso me encontrar com um empresário que está louco para entrar no negócio que vou te mostrar. Mas, como você é meu amigo, eu decidi mostrar primeiro a você. Eu te mostrarei isso nos próximos 40 minutos''.
Fazendo isso, você já delimitou o tempo e instaurou um senso de urgência no seu prospecto. Você deve fazer, no minimo, duas apresentações de 40 minutos todos os dias. Seja para você diretamente ou para alguém da sua equipe. Lembrando também que, na sua agenda semanal, deve estar inclusa, no mínimo, uma apresentação de negócios geral (APN) e uma ou duas reuniões caseiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário